Página Inicial Conheça o Grupo Montividiu Conheça nossos produtos Processo de Produção do CI – 325 e do CCNM (Carbonato de Cálcio Natural Micronizado) Laboratório Contato

1ª Fase- Decapeamento:
Retirada da camada de solo sobre a rocha, através de escavadeiras e/ou tratores de esteira.

2ª Fase- Perfuração:
Consiste em fazer buracos profundos nas rochas, através de uma perfuratriz pneumática, nos quais serão colocados os explosivos.

3ª Fase
Colocação dos Explosivos e a detonação, fragmentando a rocha em pedaços com dimensões menores do que a entrada do britador primário.

4ª Fase- Fragmentação Secundária:
Consiste em diminuir o tamanho das pedras, através de um rompedor mecânico acoplado a uma escavadeira, para que se possa fazer uma melhor seleção de pedras quanto a alvura, separando as mais escuras das mais brancas. As pedras mais escuras, quando são dolomíticas, vão para a usina de calcário agrícola da Calbrás, quando são calcíticas, vão para a usina de produção de calcário nutricional. As pedras mais brancas têm destino à produção de cargas minerais para fins industriais.

5ª Fase
As pedras brancas são transportadas ao britador primário, onde sofre mais uma diminuição de tamanho.

6ª Fase
As pedras passam por um peneiramento, através do qual as impurezas são eliminadas, para depois serem depositadas no pulmão de estoque. Este pulmão possui divisões internas, possibilitando a armazenagem separada de cada tipo de brita, quanto a composição química e cor.

7ª Fase
A brita branca sai do pulmão e vai para o britador secundário, através do qual ela sofre mais uma vez redução de tamanho até que se atinja dimensões ideais, antes de entrar no processo de moagem.

8ª Fase
Outro peneiramento para eliminação de impurezas.

9ª Fase
Retirada de pedras escuras, que porventura aparecerem no meio das pedras brancas, através de uma correia classificatória. As pedras escuras são direcionadas à moagem do calcário nutricional ou à moagem do calcário agrícola, dependendo do seu tipo.

10ª Fase
As pedras brancas chegam ao moinho que produzira o CI-325, Calcário industrial branco com retenção máxima de 0,05% na peneira de 325 mash. Este produto será ensacado, ou colocado em bag, ou transportado à fábrica de SMC, através de um complexo de transportadores de rosca, elevador de canecas e transportador de correi

Processo de Moagem


11ª Fase
O CI-325 é transformado em SMC, produto no mínimo 10 vezes mais fino que o CI-325 em estado pastoso (slurry) e biologicamente tratado com biocida. A produção do SMC somente é possível através de um processo de micronização via úmida com peneiramentos, uso de dispersantes e biocidas até a fase final do processo, o qual é totalmente automatizado, nos proporcionando condições melhores para que sejam evitados desperdício de material e a variação de qualidade.

Estocagem e Carregamento


  Conheça nosso Laboratório
  Vantagens do SMC
  Pedido de amostra
Serra Branca Mineração
Fazenda Santa Bárbara - Rod. BR 060 - Km 240
Indiara - GO - Fone: (64) 3547-1117
krisweb